sábado, 13 de dezembro de 2014

Dicas de o que Não FAZER quando destralhar

Durante o processo de destralhar a casa, o que NÃO fazer (retirei as dicas do blog Apartment Therapy).

Durante 2014, consegui fazer tudo o que NÃO SE DEVE FAZER! Comprei caixas de arrumação antes de ter a tralha escolhida e os espaços pensados; levei dias inteiros a destralhar a casa e houve alturas que desesperei, fiquei frustrada, passei períodos longos em que me senti desanimada e não destralhei nada; levei horas a destralhar e ainda tenho sacos em casa e no carro para levar para o destino final, doação, reciclagem, etc; no fundo ainda sonho com uma casa sempre limpa e organizada, demasiado perfeita, sei que isso não existe para além das revistas de decoração!



1 - Organizar primeiro, comprar depois

Não sair a correr para comprar caixas e cestos de organização antes de percorrer a casa e verificar tudo o que é para manter, os espaços e as dimensões. Retirar a tralha da casa primeiro e só depois planear um sistema de arrumação. Começar por comprar alguns (poucos) cestos e caixas, para não adquirir mais tralha!



2 - Não dar uma dentada maior do que consegue mastigar

NÃO passar um dia TODO a destralhar a casa. Apenas poucas pessoas tem a energia e conseguem manter o foco por 8 horas a organizar a casa. É mais eficiente destralhar e organizar  2 ou 3 horas nesse projeto ou espaço. Assim, consegue manter a motivação e não se sentir cansada e incapaz de chegar ao fim do projeto.



3 - Completar cada tarefa - completamente

É claro que é necessário escolher as coisas por categorias (por exemplo, deitar fora, doar, reciclar, dar a um amigo, armazenar, manter). Mas esta parte é fundamental: uma vez decidido para onde vão esses objetos, levar logo!
Nunca ficar com os sacos para doar em casa, o lixo para reciclar, fazer isso imediatamente, levar logo os sacos. Terminar o processo. Levar os sacos para o carro e deitar fora ou entregar para doação. Deu tanto trabalho escolher, organizar, que é para terminar esta parte!



4 - Roma não foi construída num dia

Não pensar que depois de destralhar e organizar o espaço, ficou tudo feito. Quando for limpar daqui a um mês, percebe-se que o sistema de organização falha aqui ou ali e há que melhora-lo. No entanto, sentir-se feliz, este novo sistema é melhor que o anterior, tem é que ser aperfeiçoado.



5 - O bom é excelente!

Muito poucas pessoas tem roupeiros e gavetas como as que mostram nas revistas de decoração. No entanto, a casa está arrumada e os ambientes organizados, é agradável de se estar, é uma casa habitada por seres humanos. O objetivo não pode ser o perfecionismo, nem uma casa que parece capa de revista, projetada por decoradores e estilistas e que ninguém lá mora. Abandonar o perfecionismo! O objetivo é criar um espaço que funcione bem para as necessidades de cada um. Isso é sucesso!