domingo, 20 de julho de 2014

Como construir uma Capsule Wardrobe e simplificar a vida

Há cerca de 2 anos, no inicio do outono, fui passar 1 semana à casa de uma amiga que mora no norte da europa. Levei um trolley com 10 kg de roupa de inverno e um casaco quente na mão.Sai de Portugal com 20ºC e cheguei ao pais da minha amiga estavam uns  8ºC, o correspondente ao inverno rigoroso no Algarve. Quando regressei, fui diretamente para a casa da minha mãe, que estava adoentada e fiquei até hoje. Por falta de tempo e porque realmente não precisei, acabei por fazer o outono e inverno com a roupa que tinha levado na viagem. Foi uma experiencia que resultou e senti-me bem vestida durante esse período. Fui buscar poucas peças à minha casa, umas botas de inverno, outro casaco, alguns acessórios e pouco mais. Apercebi-me que não precisava de tanta roupa e que andava bem vestida na mesma. Era fácil escolher o que vestir de manhã e nunca tive o problema "não tenho nada para vestir". Foi uma experiencia que se proporcionou por força das circunstâncias, não foi  pensada nem planeada. Criei, sem saber, o meu Capsule Wardrobe (guarda-roupa base). Na primavera, quando o tempo aqueceu, fui então buscar toda a minha roupa. Voltei ao "normal", montanhas de roupa, guarda fato e comodas cheias de peças roupa, muitos de sapatos, malas, acessórios. Demasiadas coisas. Quero voltar a repetir a experiencia de viver com menos, viver melhor!

Capsule Wardrobe

O que é? Conjunto de peças coordenadas entre si que proporcionam vários looks.

Como fazer? Juntar um conjunto de peças de roupa e acessórios que combinam entre si.

O que ter em conta? O segredo  está nas cores. Peças básicas e linhas simples. As peças devem ser do mesmo estilo. Ter mais partes de cima do que debaixo. Acessórios são muito importantes. Sapatos devem combinar com tudo. Tirar fotos das várias combinações possíveis.

Para quê criar um? Não perder muito tempo a escolher a roupa. Menos trabalho a tratar da roupa. A roupa ocupa menos espaço no roupeiro. Estar bonita e arranjada. Simplifica o dia-a-dia.

Para quem não conhece, há um projeto chamado 333, 33 peças de roupa para usar durante 3 meses, façam uma pesquisa na internet, para perceberem como funciona. Não penso ir tão longe, 33 peças é um grande desafio!






 

Sem comentários:

Enviar um comentário