segunda-feira, 28 de abril de 2014

Preparaçao para destralhar a casa - o que fazer com os objetos que destralhei?

Antes de começar o projeto destralhar a casa, convém preparar alguns pormenores, que vão tornar o projeto mais simples e eficiente.

1. Ter sacos de lixo resistentes e duas ou três caixas de papelão.

2. Saber onde depositar os pequenos eletrodomésticos, material informático, reciclagem de materiais, mais comuns (papel, vidro, plástico, metal), outros menos comuns (metais, plásticos, madeiras). No meu caso e importante, vivo no campo e vou limpar a zona exterior. Por exemplo, tenho umas paletes para deitar fora, tubos de rega, galinheiro em madeira, etc. Os centros de reciclagem geralmente aceitam estes materiais, e ate pagam por recebe-los.

3. Livros e revistas, o que fazer com eles?
Os que estão em bom estado e com interesse, posso doar a biblioteca municipal, a uma associação, etc. Os restantes vão para a reciclagem.

4. Roupa, sapatos, acessórios, o que fazer com eles?
O que esta em bom estado posso doar a Cruz Vermelha, já sei onde há um ponto de recolha, posso doar a uma associação, etc. A restante roupa, lixo. Desconheço onde se pode depositar roupa para reciclagem.

5. Outros objetos
Copos, panelas, talheres, cestos e cestinhos, em boas condições, posso deixar numa caixa com as coisas a mostra, ao lado de um contentor do lixo, quem precisar pode levar. Posso doar numa associação.

Depois de saber qual o destino a dar aos objetos que vou destralhar, já posso começar!

De preferência, depois de destralhar, ir logo levar os objetos aos respetivos locais. Falo por experiência própria. No passado, ou não consegui ver-me livre deles ou ficaram meses nos sacos e caixas a empatar em casa.